O que é e como o tratamento de canal é feito?

Para ficar mais confortável com os procedimentos odontológicos, é preciso entender o que eles são e para que servem. É o caso do tratamento de canal, também chamado de endodontia, direcionado para a parte interna do dente, seja a polpa ou o nervo.

O método remove esse tecido interno do dente e, depois, veda o canal para restabelecer a saúde bucal, a exemplo deste passo a passo:

  1. inicialmente, a polpa comprometida do dente é identificada pelo especialista a partir de exames clínicos e de imagem;
  2. depois, remove-se a polpa e ocorre a limpeza dos canais, que devem ser preenchidos com material específico;
  3. por último, a cavidade é preenchida e o dentista sela a região para não haver complicações futuras.

Procedimento cirúrgico

O tratamento de canal não dói na hora, mas pode causar algum desconforto à pessoa depois da intervenção, porque se trata de uma pequena cirurgia para recompor a parte interna do dente.

A intensidade do incômodo depende da recuperação dos tecidos dentais, que podem inflamar em caso de negligência do paciente no pós-operatório.

Porém, se você não está convencido da necessidade dessa técnica, saiba que não fazê-la quando necessário piora a saúde, uma vez que as causas que comprometem a dentição são aliviadas com medicação em estágio inicial.

Depois, no entanto, o dente não tratado se transforma em um foco para infecções no corpo, produzindo mais dor e desequilibrando o organismo.

Número de sessões

Outra dúvida muito recorrente nos consultórios é esta: “em quantas sessões o tratamento de canal é feito?” Em resposta à pergunta, a endodontia é realizada em até três sessões, a depender da gravidade do problema.

Por outro lado, se houver alguma complicação após a cirurgia, a exemplo de infecção ou inflamação no dente, o dentista pode repetir o procedimento na clínica.

Entre as complicações cirúrgicas, estão a perfuração da raiz por desvio de instrumento, a calcificação ou as dificuldades anatômicas para a realização do procedimento. Nesse sentido, é necessário contar com a ajuda do especialista, que consegue resolver as adversidades e obter sucesso na operação.

Em que situação o tratamento de canal é indicado?

Até o momento, você sabe o que é e como o tratamento de canal remove a área interna do dente comprometido para melhorar a saúde oral das pessoas. Mas há indicações bem específicas para essa intervenção, a exemplo de complicações com a cárie, a fratura dental e a possibilidade de prótese, sobre as quais explicamos melhor nos tópicos a seguir.

Cárie profunda

Os principais sintomas para diagnóstico do tratamento de canal são infecções e dor na parte interna do dente. O incômodo é sentido, normalmente, pelos pacientes após a ingestão de líquidos gelados ou alimentos doces.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *